23º BPM COMEMORA SEUS 14 ANOS JUNTO COM A COMUNIDADE.

  Apesar do momento tumultuado vivido pelo País no início desta semana, com a crise do abastecimento de combustíveis, que obrigou a Polícia Militar a redobrar seus esforços para gerenciar o problema, o 23° BPM não deixou que fosse ofuscado o 14° aniversário do Batalhão. Foram três dias de atividades, de 28 a 30/05, que culminaram com a data da fundação, na última quarta-feira, sem em momento algum sacrificar a ação policial, bem coordenada no sentido de manter a segurança e a ordem públicas em sua área de cobertura.

Por isso, o 23º BPM, comando e efetivo, decidiram priorizar ações que favorecessem diretamente a comunidade, com lastro na filosofia de Polícia Comunitária. No primeiro evento, o Batalhão promoveu o “Momento de Agradecimento a Deus”, no qual o comandante do 23º BPM, tenente-coronel Sá, destacou o compromisso, a garra e a determinação dos policiais que integram o Batalhão no combate à criminalidade, ressaltando que “sem Deus nada podemos fazer”.

 No segundo dia de festividade, foi realizada uma caminhada de 12km até o povoado da Carapuça. Uma atividade ecológica para os policiais e seus familiares, na qual a camaradagem e o espírito de corpo foram fortalecidos, inclusive com a participação de civis moradores da região, que fizeram questão de se juntar à família policial militar.

 As comemorações foram finalizadas com uma ação social, quarta-feira, na Associação de Saúde do Vale do Pajeú (ASAVAP), em Afogados da Ingazeira, que abriga trinta idosos e três jovens adultos com problemas mentais. Todos tiveram direito a um “dia de festa”. Os PMs cantaram, pintaram unhas, cortaram cabelos e forneceram um lanche maravilhoso, providenciado pelo próprio efetivo. Para Fátima Guerra e Clara de Queiroz, integrantes da ASAVAP, este foi “um momento inesquecível” para as pessoas assistidas pela entidade”.

HISTÓRIA - O 23º BPM leva o nome do coronel Presciliano Pereira de Moraes, um militar filho de Afogados da Ingazeira, nascido em 1902, que soube honrar sua farda em todos os momentos, ao longo de mais de 38 anos de carreira. Durante esse período, ocupou cargos importantes como o de delegado especial de diversas cidades do interior pernambucano e participou da histórica Revolução de 1930 , no Sul do País, comandando a 2ª Companhia de Caçadores. Ele ainda ocupou o cargo de prefeito interventor de Garanhuns e Glória do Goitá, indicado pelo governador do Estado, nas duas oportunidades, para reestabelecer a ordem pública nas cidades.

 Ele faleceu em 1980. O 23º BPM, fundado em 30 de maio de 2004, funciona na Rua Padre Luiz Góes, em Morada Nova, Afogados da Ingazeira, e é responsável pela segurança, além da cidade-sede, dos municípios de Carnaíba, Itapetim, Tabira, São José do Egito, Ingazeira, Iguaracy, Tuparetama, Quixaba, Solidão, Brejinho e Santa Teresinha.


Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget