Projeto Arte em Movimento leva estudantes ao conhecimento cultural do Recife.

  Com a criação do mundo digital e seus avanços consequentes muitos jovens vêm perdendo o interesse do relacionamento pessoal. A tecnologia quando aliada a um bom ensino traz consigo maneiras didáticas e atrativas para o desenvolvimento desses adolescentes.

No campo cultural, a perda de interesse é subsequente diante de tantas opções “mais modernas” que são oferecidas diariamente atraindo a atenção desses jovens, deixando as salas de teatro, museus e outras locais de apreciação artísticas quase vazias.

 Dentro das escolas, os professores criam alternativas para despertar o interesse cultural nos estudantes e mostrar o valor que isso tem. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) no seu artigo 26, inciso 2º, dispõe que “o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. Os Parâmetros Curriculares (PCN, 1997) dão à área de arte uma grande abrangência, propondo quatro modalidades artísticas: artes, música, teatro e dança”. Seguindo essa linha de raciocínio, a professora e técnica de arte da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte, Mary Ruth, criou o projeto Arte em Movimento.

 Em atuação desde 2014, a proposta que consiste em promover visitas aos espaços culturais da cidade do Recife, aproximando os estudantes deste universo cultural de forma lúdica e sensorial, visa estimular de forma que criem o hábito de frequentar os ambientes de expressão cultural e do fazer artístico. Entretanto, a ação promove a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer momentos enriquecedores aos estudantes das escolas ligadas à GRE.

O projeto itinerante já visitou museus, concertos musicais, teatros e cinemas, ampliando o olhar cultural e despertando o interesse para esses locais. Instituto Ricardo Brennand; Palácio do Campo das Princesas; Orquestra Sinfônica do Recife e Teatro de Santa Isabel, por exemplo, são alguns dos locais que estão no roteiro do projeto.

 “Contudo, na prática, ainda não conseguimos avançar como gostaríamos no campo cultural, por isso, apresentamos esse projeto que coloca o aluno em contato com diferentes linguagens artísticas. Entretanto, começamos o processo com o professor. A nossa regional, através dos nossos técnicos de arte, fez um levantamento de dados dos professores que ensinam arte para saber quem é o nosso professor. Por meio de um questionário de avaliação, constatamos que muitos professores não tinham formação em arte. Então, fizemos encontros de preparação do professor para estas linguagens para que o mesmo tenha um papel observador e crítico na condução da apreciação artística”, explica Ruth. Ainda de acordo com ela, o aprendizado na escola não pode se restringir unicamente ao cumprimento de horários, tarefas e exercícios, pois deve ir muito além do simples formalismo presente no repasse de conteúdos. “Os estudantes adoram.

Quando termina a visita eles saem mais sensibilizados para a arte, pois oportuniza um olhar diferente. Vivenciar emoções, conhecer os lugares artísticos de nossa cidade está nos nossos planos. Pretendemos ampliar o circuito e fazer a inclusão de igrejas, arquitetura do Recife Antigo, Olinda e, quem sabe, irmos a Caruaru ver o artesanato, além de outros locais”, finaliza. A estudante do 1º ano da Escola Rosa de Magalhães Melo, em Bereribe, participou da visita ao Palácio do Campo das Princesas, monumento histórico construído no século XIX, e disse que o passeio foi muito interessante e enriquecedor.

Para ela, essa iniciativa oportuniza aos estudantes a conhecerem locais de grande valor cultural. "O que mais chamou minha atenção foi o piso. Ele estalava quando a gente andava” conta. “Além disso, tinha muitos quadros bonitos e as cômodas eram bem antigas, porém lindas. Sem contar que a gente aprendeu um pouco sobre a Revolução Pernambucana, os governadores que ali passaram e a história do palácio. Gostei muito, pois lá tudo é perfeito”, encerra.
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget