Inscrições abertas para o Concurso literário Caminhos do Mercosul.

  É estudante do Ensino Médio e é curioso o suficiente para expandir o conhecimento que possui sobre os povos do Mercosul? A 14ª edição do Concurso Histórico Literário Caminhos do Mercosul chegou para te ajudar nessa tarefa! A competição é uma iniciativa do Mercosul e tem como objetivo fortalecer a identidade dos jovens dos países-membros, ampliando os conhecimentos, desenvolvendo a integração regional, respeitando e promovendo a diversidade cultural e a cultura de paz entre os povos.

Promovido pelo Ministério da Educação da Argentina, no Brasil ele é gerenciado pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação. Para participar, interessados devem estar devidamente matriculados no ensino médio de escolas pública ou privada e ter nascido, exclusivamente, entre 2001 e 2002. Também é necessário ter boa atuação escolar, avaliada pela frequência, conduta e rendimento, e capacidade para conviver com jovens de diferentes culturas e crenças religiosas.

 Nesta edição, o tema é “100 anos da Reforma Universitária: o movimento que transformou a educação universitária na América Latina”. Haverá o desenvolvimento de subtemas relacionados a movimentos estudantis surgidos a partir da reforma de 1918, atuação de líderes estudantis na América Latina, alcance e influências do movimento estudantil nas universidades argentinas e latino-americanas, e compromisso da universidade na América Latina em defesa da democracia.

 O estudante deve escolher um dos subtemas apresentados e elaborar um trabalho original em algum dos seguintes formatos: investigação histórica, monografia, ensaio ou texto literário (narração, contos curtos). O material deve respeitar os requisitos exigidos no regulamento e ser redigido em português ou espanhol. A comissão julgadora avaliará, entre outros pontos, pertinência ao tema, criatividade do trabalho, desenvolvimento das ideias e correção ortográfica e gramatical.

 Os candidatos devem reunir todos os documentos exigidos digitalizados, em formato PDF, preencher o formulário de inscrição com as informações requeridas e enviar, preferencialmente, por mensagem eletrônica. No assunto da mensagem, o aluno deve escrever apenas o texto “Inscrição Concurso Caminhos do Mercosul 2018 – pseudônimo”. O prazo final para ter o envio dos trabalhos e a inscrição validados é até as 23h59min (horário de Brasília), de 2 de julho.

 Os vencedores serão conhecidos no dia 27 do mesmo mês. Os autores dos três melhores trabalhos serão premiados com uma viagem acadêmica e cultural à Argentina, que será realizada no mês de outubro de 2018, e um certificado de participação emitido pelo MEC, além da publicação e divulgação do trabalho nos meios de comunicação. Obtenha outras informações pelos telefones: (61) 2022-7885 ou 2022-7813.

Inscrições estão sendo feita via e-mail e seguem até o dia 02 de julho.
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget