Belezas de Petrolina são retratadas em artesanato feito por jovens da Funase.

Belezas de Petrolina são retratadas em artesanato feito por jovens da Funase Sócio educandos do Centro de Internação Provisória (Cenip) Petrolina, no Sertão de Pernambuco, estão aprendendo a fazer artesanato usando telhas. A atividade possibilita que os adolescentes deem vazão à criatividade com elementos simples nas mãos: papel machê e fotos produzidas por outros internos da unidade. Estão sendo fabricados porta-retratos, que, além de passarem a compor o acervo da Fábrica de Artesanato do Cenip, também serão expostos em paredes e estantes das áreas comuns.

 A primeira jornada de aprendizado está beneficiando 14 jovens, que terminarão seus trabalhos ainda nesta semana. Depois, outros serão contemplados. “A atividade consiste na colagem da foto na telha e em construir a moldura com a cola feita com papel de jornal. É preciso deixar esse material secando de um dia para o outro. Depois, o processo é bastante simples.

A maioria das telhas também foram eles que pintaram. Eles estão bem envolvidos com a atividade”, afirma o coordenador técnico do Cenip Petrolina, Amós Lemos. O jornal utilizado na confecção é reciclado. Já as imagens, que mostram animais, flores, o Rio São Francisco e outros ambientes que remetem à natureza, tinham sido produzidas em 2016, em outra oficina que ensinou técnicas de fotografia aos socio educandos.

“Essas fotos estavam guardadas desde aquela época e decidimos aproveitá-las. São fotos reais, feitas numa chácara. Com essa atividade, além de trabalhar a criatividade, proporcionamos aos jovens a chance de aprender um artesanato que pode ser algo até rentável para eles no futuro”, avalia Lemos.
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget