Programa no Case Jaboatão fortalece laços e previne acesso às drogas.

  O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Jaboatão recebeu a culminância do Programa Famílias Fortes. A ação foi uma parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

 O principal objetivo das atividades foi fortalecer os vínculos familiares com o intuito de prevenir o acesso de adolescentes e jovens ao álcool e outras drogas. O programa aconteceu durante seis meses, de outubro do ano passado até este mês de abril. Com encontros de duas horas, uma vez por semana, o projeto foi considerado piloto por acontecer pela primeira vez em um Case. Nove socioeducandos e seus familiares e responsáveis participaram dos encontros.

 “O programa vem preconizar o equilíbrio entre amor e limites e provocar o maior diálogo entre os responsáveis e os socioeducandos”, contou o coordenador de Políticas sobre Drogas de Jaboatão, Paulo de Tarso Melo. O diretor geral do Case Jaboatão, Mozat Lourenço, reforça que os objetivos foram alcançados. “Para nós, foi uma experiência ímpar, e percebemos que o resultado aconteceu: os vínculos familiares foram criados e reforçados”, conclui. Para uma das mães participantes, Carla Fernanda, foi um momento especial.

“A gente se sentiu muito acolhido. Vimos que a equipe realmente queria nos ajudar a mudar a realidade dos meninos, mostrar que eles podem ser melhores”, pontua. O Programa Famílias Fortes surgiu na década de 90, nos Estados Unidos.

Em 2006, foi reconhecido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) como um dos programas de prevenção com eficácia. Chegou ao Brasil em 2015, sendo aprovado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Em 2017, foi incluído pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas de Jaboatão.
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget