Mais de 700 estudantes participam da Caravana da Educação em Caruaru.

  Foi na capital do forró que a Caravana da Educação desembarcou nesta quinta-feira (26). Caruaru, Agreste do Estado, recebeu centenas de estudantes de outras cidades para mais uma edição da ação, que oferece um dia inteiro de atividades pedagógicas, esportivas e culturais. Os polos, divididos em Esportivo, Central e Cultural, movimentaram a Escola Estadual Professora Elisete Lopes de Lima Pires e a Escola de Referência e Ensino Médio (EREM) Arnaldo Assunção, respectivamente.

A Caravana da Educação é mais uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado e ocorreu simultaneamente à reunião de Pactuação de Metas, realizada na EREM Nicanor Souto Maior sob o comando do secretário estadual de Educação, Fred Amancio. Em Caruaru, a Caravana reuniu mais de 700 estudantes de escolas ligadas à Gerência Regional (GRE) Agreste Centro Norte.

 No Polo Cultural os jovens foram recepcionados pelos estudantes protagonistas ao som do tradicional forró animado por trio pé-de-serra. Para dar ainda mais vida ao clima cultural da cidade, estudantes da Escola Dom Vital apresentaram a Quadrilha Junina Arrasta-pé Dom Vital, fundada em 1922. “É importante mostrar para os jovens a quadrilha tradicional, que é uma tradição do São João de Caruaru e não deixar morrer nossa riqueza.

Esse momento vem para engrandecer nosso trabalho e realizar um intercâmbio cultural entre as escolas”, declarou Walter Reis, professor de Artes e coordenador da quadrilha. A quadrilha é composta por doze estudantes do ensino medio. Ainda no Polo Cultural, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer Onildo Almeida, poeta e compositor da música “A Feira de Caruaru”. Almeida contou aos jovens como conheceu a história, a feira e os costumes da cidade. “Meu avô era um nordestino nato, ele que me contava as histórias”, revelou. “Estar aqui para falar sobre Caruaru é uma grande honra.

 Os jovens são o futuro do país, e, vocês, o da nossa cidade. É importante sempre cultivar nossa cultura”, pontou. Quem também marcou presença no local foi o secretário executivo de Gestão da Rede, João Charamba. “Caruaru é um celeiro de poetas, cantadores e atores. O polo cultural está fervendo e ver tudo isso é muito legal. Estar aqui dando oportunidade para que os estudantes apresentem e mostrem o que eles sabem fazer é de extrema importância. Essa terra respira cultura e é isso que estamos sentindo aqui”, ressaltou.

 A poucos quilômetros dali, na Elisete Lopes de Lima Pires, aconteciam as atividades do Polo Esportivo. Lá, os jovens mostraram um pouco de judô, ginástica rítmica e acrobática, queimado, escravos de jó, basquete e badminton, além de danças como carimbó, frevo e zumba. O estudante da Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra, Isaac Vinicius, 15 anos, pratica ginástica rítmica e disse ter se encontrado no esporte. “Há um ano faço a ginástica rítmica, é um esporte de força, flexibilidade e não é difícil. Minha vida mudou depois da ginástica, me sinto mais forte e mais saudável.

Hoje, estamos aqui para mostrar que é possível ser praticado por todos” falou o jovem. Provando que karatê não é um esporte apenas masculino, Camilla Mirely, 16 anos, também da ETE, chegou para apresentar seu esporte e compartilhar com os colegas que embarca para o Marrocos na próxima segunda-feira (30) para representar o Brasil e sua escola no campeonato Gymnasiade. “A Caravana me deu oportunidade de mostrar meu esporte para outros jovens, mostrar que menina também pratica karatê e que é possível conseguir muitas conquistas com essa arte”. Sobre a viagem, Camilla disse estar emociona.

 “Representar minha escola e meu país em uma competição Internacional é um orgulho. Já me sinto campeã só em participar, mas quero trazer o troféu”, disse entusiasmada. À tarde, os estudantes terceiranistas participaram de um momento de incentivo ao vestibular no Polo Central, também na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arnaldo Assunção. A programação deste polo apresentou aos jovens os programas Enem, Tá Ligado? e o PE no Campus. Ambas iniciativas visam fortalecer a educação pública no Estado.

 “Hoje tivemos um saldo muito positivo com toda a ação desenvolvida aqui em Caruaru, graças ao trabalho efetivo de cada um e ao empenho dos estudantes na participação das ações”, pontuou Flávio Carlos, gestor da regional.
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget