Professores, coordenadores e gestores escolares de Caruaru participaram de formação para profissionais EJA.

  Professores, coordenadores e gestores escolares participaram, na noite desta quarta-feira, (07), do “Espaço de Diálogo & Construção da EJA”, promovido pela Secretaria de Educação, que aconteceu no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafica). A formação teve como foco desenvolver, nos docentes, uma visão mais humanizada e inspiradora dentro da Educação de Jovens e Adultos.

 O secretário de Educação, Rubenildo Moura, destacou a importância de valorizar a EJA e treinar os profissionais para que fiquem aptos para atender as demandas dentro das salas de aulas. “Trata-se de um público que precisa ter, de fato, um olhar diferenciado e ser apoiado pelas políticas públicas.

A meta da Prefeitura de Caruaru é reconhecer e potencializar a modalidade como forma de crescimento e desenvolvimento daqueles que não conseguiram alcançar a escolaridade na idade certa, por isso, nossos profissionais estão hoje aqui sendo capacitados”, disse. Para o palestrante, formador e professor Marcelo Pelizzoli, os temas abordados na formação são atuais e levam a dimensão de restauração na Educação.

“A Cultura de Paz e os Direitos Humanos são pontos cruciais para tratar das relações e conflitos, do modelo de pacificação, da busca pelas formas de convivências harmônicas tanto no ambiente de trabalho, quanto nas salas de aula. São os aspectos mais participativos no contexto da Educação, que irão criar uma visão restaurativa que é diferente da visão convencional que é mais punitiva ou permissiva. A restaurativa enfatiza o encontro dos relacionamentos através dos diálogos e da pacificação”, ressaltou.

 A professora Dafiny Ferrão afirmou que a capacitação restaura o conhecimento e indica o caminho certo. “Os estudantes da EJA tem um ritmo de vida diferente, por exemplo, do 6º ao 9º, por isso, nossa postura e o conteúdo abordado em sala de aula também tem que ser diferenciados. Eu preciso ter conhecimento didático voltado para esse público e a formação vem para nos dá o norte”, garantiu. O evento contou com a participação do secretário Fernando Silva que está à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

 Durante o encontro, também, a Orquestra de Violinos, formada totalmente de alunos da rede municipal de ensino, deu as boas vindas aos profissionais da EJA e fez uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget