Caravana da Educação movimenta cidade de Limoeiro.

  Na última sexta-feira (16), foi realizada a primeira edição da Caravana da Educação, em Limoeiro, no Agreste do Estado. A caravana reuniu mais de mil estudantes da Rede Estadual ligados à Gerência Regional de Educação (GRE) Vale do Capibaribe, nas Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) Sebastião de Vasconcelos Galvão e na EREM Professora Jandira de Andrade Lima (CERU), que serviram como Polos Esportivo e Cultural, respectivamente.

Simultaneamente a essa programação, acontecia a Pactuação de Metas 2018, realizada na Escola Técnica Estadual (ETE) José Humberto de Moura Cavalcanti e comandada pelo secretário de Educação do Estado, Fred Amancio. “Observamos que o momento de Pactuação de Metas envolvia apenas os gestores das escolas da regional e queríamos envolver toda a comunidade escolar nesse momento, que é tão importante para que a educação do Estado continue avançando. Então elaboramos a primeira Caravana da Educação e estamos aqui, em Limoeiro, que é a primeira cidade a receber a ação.

Vamos passar pelas dezesseis regionais de educação do Estado levando várias atividades, além da Pactuação de Metas, e envolvendo mais pessoas nesse processo”, comentou Fred Amancio, secretário de Educação do Estado. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, cumprimentou a todos que estavam presentes e comemorou o avanço na educação. “Viemos aqui hoje para dizer que todo o trabalho que está sendo feito busca melhorar as condições de ensino e aprendizagem da Rede Estadual. É com a educação que vamos continuar avançando, só com ela que podemos buscar novos horizontes.

Com uma escola cada vez mais atrativa vocês vão ter prazer em praticar atividades esportivas, culturais, estudar e ganhar o mundo. É assim que a gente pensa e vamos continuar a trabalhar para que os resultados que a educação está dando possam melhorar ainda mais”, afirmou. Os estudantes participaram de diversas atividades realizadas pela Caravana da Educação, distribuídas nos polos. Competições esportivas, apresentações musicais, representação de peças teatrais e recitais movimentaram a manhã de quem foi ao CERU ou a EREM Sebastião de Vasconcelos Galvão. Maria Daniela, de 16 anos, participa do grupo Msics, que fez uma apresentação no polo esportivo. O grupo mistura crossfit, ginástica funcional, core e calistenia, e tem o objetivo de eliminar os danos causados pelo sedentarismo nos adolescentes.

“Treinamos três vezes por semana e é aberto para toda a escola, então qualquer estudante pode participar do treino com a gente. Com essa atitude estamos mudando hábitos de muitos estudantes e melhorando a saúde de uma forma coletiva”, comentou a estudante do terceiro ano do ensino médio. Já no polo cultural, um grupo de estudantes do CERU apresentou a encenação “Quem não muda, dança”. Com movimentos precisos e atuação brilhante, Thiago Rodrigues, de 18 anos, representou o papel de uma mulher trans em processo de reconhecimento e deixou toda a plateia impactada.

“O tema é forte, a atuação é só o meio de retratar o que vem de dentro do personagem. Eu vi muitas pessoas na plateia que estavam chorando, acho que consegui passar um pouco do que é estar preso num corpo que não representa a sua alma. O bom é que com o teatro a gente tem essa possibilidade de tratar de temas polêmicos, por vezes bem impactantes, de uma forma mais lúdica”, comentou o jovem que concluiu o ensino médio no ano passado.

 No período da tarde, todas as atividades foram concentradas no polo Central, também localizado na EREM Professora Jandira de Andrade Lima (CERU). Lá, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio tiveram uma programação voltada para eles: apresentação do projeto Enem Tá Ligado, com foco na preparação para o Enem, e PE no Campus, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017 que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.

 Edjane Ribeiro, gerente da Gerência Regional de Educação (GRE) Vale do Capibaribe, comemorou o saldo positivo da Caravana no final da tarde e ficou feliz com todas as ações realizadas nos polos. “Foi um dia bastante produtivo, bem movimentado, que nos deixou bastante alegres em contar com a Secretaria de Educação para mostrar que esse momento de Pactuação de Metas diz respeito também aos estudantes e professores. Os jovens participaram de muitas atividades e tiveram a chance de socializar com estudantes vindos de outras unidades de ensino, o que também é muito positivo”, comentou Edjane.

Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget