Vencedores do concurso Arte Livre recebem premiação.

  Professores, estudantes, gestores de escolas e conselheiros tutelares participaram da premiação da 10ª edição do concurso Arte Livre, realizada na tarde desta quinta-feira (30), no Teatro do Brum, no Centro de Convenções de Pernambuco (CECON). Com o tema “Conselho Tutelar: Defensor dos Direitos da Criança e do Adolescente” os estudantes de Ensino Fundamental e Médio, das escolas públicas e privadas de Pernambuco, deveriam criar desenhos, textos e vídeos. Foram 1.853 trabalhos inscritos, sendo: 1.650 textos, 188 desenhos e 25 vídeos, resultado da participação de 120 escolas da educação básica de 47 municípios do Estado.

 O concurso é uma ação promovida pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA/PE) e tem o objetivo de promover a ampliação do debate acerca dos direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), além de fortalecer o protagonismo infanto-juvenil.

 “Uma criança ou adolescente que participa de um concurso dessa natureza tem consciência sobre os direitos que possui, assim como também dos seus deveres. A riqueza de conhecimento e o potencial que existem em cada um dos participantes é imensa”, comentou Lourdes Viana, vice-presidente do CEDCA-PE.

 Carlos Belarmino, da Escola Estadual Professor Francisco Jonas Costa, localizada em Arcoverde, conquistou o primeiro lugar da categoria Vídeo, com a produção intitulada “Conselho Tutelar: uma nova posição no mundo”. “Toda pessoa procura entender a sua posição no mundo, eu pensei em mostrar a posição do Conselho Tutelar na sociedade.

Comecei estudando mais sobre o conselho e suas atribuições, fiz bastante pesquisa e contei com a ajuda de amigos para realizar as gravações”, afirmou Carlos. Com o texto “A espera de um existir” a adolescente Ketyllen Emilly, de 14 anos, ganhou em primeiro lugar na categoria Texto, do Ensino Médio.

 “Eu sonho muito em ser mãe de uma menina, imaginei que o texto deveria retratar isso também. Então escrevi a minha rotina no formato de uma menina, que também pode ser interpretada como a minha representação”, contou a estudante. Este ano, o CEDCA montou uma publicação com os cem melhores textos e desenhos, com base na opinião da comissão avaliadora, e todos os premiados receberam um exemplar.

Certame é promovido pelo CEDCA-PE e recebeu 1.853 produções.
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget