Seis anos de determinação, foco nos estudos, emoções e muitos voos.

Para comemorar os seis anos do PGM, a SEE preparou série especial com seis matérias sobre a trajetória do Programa, além de ensaios fotográficos.

 Instituído como política pública do Governo do Estado através da Lei nº14.512, em dezembro de 2011, o Programa Ganhe o Mundo (PGM) nasceu com o propósito de aumentar a proficiência das línguas inglesa e espanhola dos jovens estudantes da Rede Pública de Ensino. Ao longo destes seis anos o Programa já interferiu positivamente na vida de muitas famílias e a Secretaria de Educação do Estado (SEE) vai falar sobre essa trajetória durante os próximos cinco dias.

Nesta semana será possível acompanhar um material especial, preparado com muito carinho, sobre o PGM. Serão publicadas seis matérias e ensaios fotográficos, que contarão a trajetória do Programa e as histórias de pessoas que tiveram o rumo da vida modificado pelo curso e/ou intercâmbio. O Programa, supervisionado e custeado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, visa ofertar a 25 mil alunos do ensino médio da Rede Pública do Estado de Pernambuco, de forma gratuita, um ano de curso intensivo de língua inglesa, espanhola ou alemã, no contra turno da escola, somando ao todo 324 horas/aula.

Além disso, é ofertada aos mil melhores alunos participantes do curso de segunda língua uma oportunidade de intercâmbio internacional em escolas públicas ou privadas dos países parceiros que tenham como língua pátria uma das três citadas anteriormente. Durante a estadia no país estrangeiro, os selecionados têm todas as despesas pagas pelo Governo do Estado, desde passagem aérea, até hospedagem em casa de família, matrícula em escola de ensino médio, seguro de saúde, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00. Foram mais de 150 mil alunos beneficiados com o curso de segunda língua e pouco mais de seis mil estudantes que ultrapassaram as nossas fronteiras e ganharam o mundo. “Em 2011, Eduardo Campos, o governador de Pernambuco naquela época, queria que daqui a 30 ou 40 anos a população do Estado fosse bilíngue e pudesse se comunicar com uma segunda língua inglesa ou espanhola. O cenário econômico era muito promissor, estávamos recebendo dois eventos mundiais: a Copa e as Olímpiadas, além de empresas multinacionais que estavam se instalando no Estado.

 A partir de então ele identificou que a população tinha a necessidade de estar pronta para receber todos esses investimentos e eventos. O estudante de Pernambuco iria se destacar tanto profissionalmente como na vida pessoal”, comentou Renata Serpa, superintendente do Programa Ganhe o Mundo. No início, sete países eram parceiros do programa e recebiam os estudantes pernambucanos de braços abertos: EUA, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Chile, Espanha e Argentina. Em seguida, o Uruguai passou a participar da lista de destino dos intercambistas e agora, no lançamento da edição 2018.1, foi anunciado que a Alemanha e Colômbia passariam também a integrar essa lista. “A escolha dos países parceiros do PGM é feita por meio de uma série de parâmetros que nos mostram que aquele país está preparado para receber os nossos estudantes. São avaliadas as escolas que estão disponíveis para o intercâmbio, a estrutura da cidade em que eles serão lotados, a relação política com o nosso Estado, além do cenário econômico e político do país avaliado. Tudo isso contribui para que o Governo do Estado feche parceria com um novo destino do PGM”, contou Renata. Modalidades Com o sucesso do programa de intercâmbio internacional Ganhe o Mundo, o governador Paulo Câmara criou outras duas modalidades a fim de atender melhor os estudantes da Rede Estadual de Ensino: o PGM Esportivo e o PGM Musical. Com o objetivo de fortalecer os atletas que já participavam de competições no estado e por todo o país, foi criado o PGM Esportivo.

Nele, o estudante-atleta passa dois meses no Canadá, país com centros de treinamento que são conhecidos mundialmente pela excelência em várias modalidades de esportes, onde recebem todo o apoio educacional e treinamento para alavancar seus resultados. O PGM Musical é realizado em parceria com o Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Nessa modalidade o estudante que tem maior aptidão na área da música passa cinco meses no Canadá onde tem a oportunidade de desenvolver e aprimorar o desenvolvimento artístico. Novidades A partir de 2018, o número de vagas para o intercâmbio internacional será ampliado. Antes, o programa ofertava 25 vagas para os estudantes irem à Espanha. Na nova edição, o número de vagas será ampliado para 65.

 Outra novidade é a inserção da Colômbia e Alemanha como países de destino. Em fevereiro de 2018, cinco estudantes da Rede Estadual de Ensino irão para a região de Berlim onde participarão do programa internacional de intercâmbio no DID Deutsch-institut. O Programa Ganhe o Mundo Musical também será ampliado nesta edição: o que antes contava com 10 vagas passará a oferecer 20. As vagas serão divididas entre dois países: Canadá e Espanha, onde os estudantes irão estudar em escola tradicional e escola de música. O Programa Ganhe o Mundo Esportivo também sofreu alterações.

O programa que atendia 20 estudantes passará a contemplar 25 com destino ao Canadá. Enquanto isso, o Programa Ganhe o Mundo Tradicional recebeu um acréscimo de 45 vagas em sua oferta, totalizando 1.045 vagas. Em 2018 o PGM vai dar a chance de 1.090 estudantes realizarem o sonho do intercâmbio. William Oliveira, de 19 anos, é um destes estudantes que se esforçaram e alcançaram o que parecia estar à milhas de distância: viajar para outro país antes mesmo de terminar o Ensino Médio.

Para ele, a experiência proporcionada pelo PGM foi tão forte que interferiu na escolha da carreira que ele iria seguir profissionalmente. Hoje, Wiliiam é comissário de voo da companhia aérea Avianca. A história completa deste jovem será divulgada amanhã, na segunda matéria do Especial PGM.
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget