A bravura de um herói ganha reconhecimento

  Na  manhã desta sexta-feira (15/12),  ocorreu na sede do 9º BPM, uma solenidade militar para lembrar o centenário da Hecatombe de Garanhuns. Na ocasião, foram entregues as medalhas Cabo Cobrinha, oferecidas pela para Câmara dos Vereadores do município aos policiais militares que se destacaram nas ações de segurança pública.

O momento maior do evento foi o descerramento do busto do Cabo Cobrinha, o comandante da guarda da cadeia de Garanhuns,  que resistiu bravamente, até a sua morte e de seus subordinados, na defesa da vida de civis que estavam sob sua guarda, ao serem atacados por aproximadamente 100 homens armados.

Em 15 janeiro de 1917, houve um massacre na cadeia pública da cidade, motivado por uma briga de famílias tradicionais da região, segundo os historiadores. O Cabo Cobrinha, responsável pela segurança do local, resistiu bravamente no cumprimento do dever, mas a inferioridade numérica lhe impôs a derrota.
O busto foi uma obra da artista plástica e tenente coronel da reserva da PMPE Telmira Cavalcanti Branco Sá,  que com esse monumento eternizou o momento histórico de bravura e de cumprimento do dever. A solenidade foi presidida pelo diretor da DINTER-1,  coronel Alexandre Menezes, e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis da região.

Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget