Programa Identidade Jovem é lançado em Pernambuco.

   Com apoio do Governo Paulo Câmara, foi lançado, na tarde desta quinta-feira (26), o Programa Identidade Jovem em Pernambuco. O evento foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Roberto Franca, através da Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ), comandada por João Suassuna. O evento está dentro da grade da Semana Estadual da Juventude. A abertura do evento ficou por conta da Banda Filarmônica XX de dezembro, do município de Feira Nova. Logo em seguida, a mesa foi composta por Thiago Mendes, coordenador de Relações Institucionais da Secretaria Nacional de Juventude (CNJ); Antônio Alves, Presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude; Gilmar Dias, Consultor da Unesco; Adriana Luz, Gerente de Juventude da SDSCJ; e João Suassuna, Secretário de Executivo da SEPCJ.

 O Identidade Jovem é um programa criado pelo Governo Federal que visa facilitar o acesso dos jovens a eventos culturais, transporte interestadual e outros serviços, garantindo a gratuidade total ou parcial nos valores de ingressos e passagens. Muitos jovens que precisaram sair da sua cidade natal para estudar em outra cidade ou estado estão sendo beneficiados pelo programa, com a possibilidade de poder voltar às suas cidades de origem para visitar a família. Para ter acesso ao programa, é necessário atender a três critérios: ter entre 15 e 29 anos, ter uma renda per capta de até dois salários mínimos, e estar com o cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) atualizado. Após obedecer a estes critérios, o jovem pode entrar no site da Caixa Econômica Federal, preencher os dados, e imprimir o cartão físico.

Ou pode baixar o aplicativo em smartphone ou tablet e já começar a desfrutar dos benefícios. Muitos jovens deixam participar de eventos e atividades culturais por não terem condições financeiras. O programa surge justamente com o intuito de acabar com esta realidade e garantir direitos iguais para a juventude do Estado. “Hoje, Pernambuco está em quinto lugar no Brasil em números de usuários do ID Jovem. Mas, eu só vou sossegar, quando o nosso Estado estiver em primeiro lugar. Quero que esse direito seja conhecido por todos os jovens”, disse João Suassuna. O lançamento aconteceu no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, e contou a participação de gestores municipais da juventude e jovens da rede estadual.

O encerramento ficou a cargo do grupo de percussão Nação Ogan, de Olinda. Encontro de Gestores de Juventude de Pernambuco - Pela manhã, cerca de 100 gestores de 30 municípios que compõe as quatro macro regiões do Estado estiveram no mesmo local para o encontro de gestores. Na ocasião, houve apresentação do grupo de percussão formado pelos meninos do Centro da Juventude de Santo Amaro, e o encerramento do curso EAD “Juventudes e Políticas Públicas”, oferecido pelo Capacita Suas.

O público alvo são os jovens de 15 a 29 anos, que terão acesso facilitado a eventos culturais e transporte interestadual.
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget