POLÍCIA FEDERAL COM APOIO OPERACIONAL DA RECEITA FEDERAL REALIZA A MAIOR APREENSÃO DE METANFETAMINA DA HISTÓRIA NO AEROPORTO INTERNACIONAL DOS GUARARAPES E PRENDE DOIS SUSPEITOS POR TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS”.

  A Polícia Federal em Pernambuco prendeu em flagrante, na madrugada de ontem, dia 22/11/2017, por volta das 4h, EDSON SANTANA E SILVA, brasileiro, operador de produção, solteiro, 21 anos, natural de Bom Conselho/PE e residente em Chapecó/SC-(não possui antecedentes criminais) e GLÓRIA OLIVEIRA DA SILVA, brasileira, designer, solteira, 19 anos, natural de Fortaleza/CE e residente em Caxias do Sul/RS-(não possui antecedentes criminais). 

As prisões aconteceram durante fiscalização de rotina destinada a reprimir o tráfico internacional de entorpecentes no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre. Os federais através da observação visual perceberam que dois passageiros bem jovens estavam demonstrando bastante inquietação, impaciência e nervosismo. Os dois foram abordados e suas bagagens separadas a fim de que fosse submetidas ao aparelho de raios “x” da Receita Federal do Brasil quando foi identificado que em seu interior, haviam dois objetos de formato estranho que estava acondicionado através de um fundo falso.  A ação teve seu desfecho final quando os policiais federais ao procederem a abertura das malas vieram a descobrir 02(dois) invólucros de formato retangular contendo em seu interior uma substância pastosa que ao passar pelo exame narcoteste resultou positivo para a droga denominada “metanfetamina”. A droga totalizou um peso bruto de 7,4Kg (sete quilos e quatrocentos) gramas. FOI A MAIOR APREENSÃO DE METANFETAMINA DA HSTÓRIA NO AEROPORTO DOS GUARARAPES.

Terminado os trabalhos investigativos e tendo sido toda a droga encontrada os suspeitos receberam voz de prisão em flagrante foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais e levados para a sede da Polícia Federal no Cais do Apolo, onde acabaram sendo autuados pela prática do crime contido no artigo 33 e 40 inciso I da Lei nº 11.343/2006 (tráfico internacional de entorpecentes) e caso sejam condenados poderão pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão.  Após a autuação, os presos realizaram Exame de Corpo de Delito no IML-Instituto de Medicina Legal, onde em seguida passaram pela audiência de custódia onde foi confirmada suas prisões preventivas. A mulher foi encaminhada para a Colônia Penal Feminina e o homem para o COTEL-Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, onde ficarão à disposição da Justiça Federal/PE. Além da droga também foram apreendidos cartão de embarque, passaportes e dois aparelhos celulares.

Em seu interrogatório o preso informou que conheceu um traficante de ecstasy numa festa de música eletrônica em Santa Catarina que lhe fez uma proposta de ir até Amsterdã/Holanda buscar metanfetamina. E como essa viagem teria que ser feita por um casal resolveu chamar uma mulher que havia conhecido numa casa de shows. Ambos se dirigiram para Amsterdã/Holanda, onde pegaram a droga e depois saíram de Portugal com destino ao Brasil e após desembarcar no aeroporto do Recife foram presos pelos policiais federais. A droga seria entregue em São Paulo e ambos não informaram quanto iriam receber pelo transporte da droga da Europa para o Brasil. O suspeito ainda afirmou que a mulher que estava com ele não sabia que ele estava indo para Europa buscar drogas!

A metanfetamina é produzida na Europa, mas principalmente no Afeganistão (Ásia). É uma droga ilícita da mesma categoria que a cocaína, também conhecida como cristal e ficou muito conhecida através de uma série de televisão chamada breaking bad! Os usuários fazem uso desta substância cheirando, fumando ou injetando com seringas. Os efeitos desta droga geralmente duram cerca de 6 a 8 horas, mas podem durar até 24 horas. Provoca danos terríveis à saúde como perda de memória, agressão, comportamento psicótico, danos coronários e cerebrais potenciais. A metanfetamina causa dependência extrema e por sua substância ser altamente concentrada, muitos usuários dizem ter ficado viciados apenas na primeira vez que a usaram.

ESTATÍSTICAS DE APREENSÃO:

Esta é a 13ª apreensão de drogas neste ano de 2017 no Aeroporto dos Guararapes. Até agora foram realizadas 16 (dezesseis) prisões (nove homens e sete mulheres) e apreensão de 23,3Kg de cocaína, 43Kg de Skunk, 11,4Kg de Haxixe e 10,4Kg de metanfetamina e 30 quilos de maconha.

Em 2016 foram realizadas 14 apreensões com 14 pessoas presas (9 homens e 5 mulheres) e apreensão de 26Kg de haxixe, 13.7Kg de cocaína, 6,1Kg de metanfetamina, 25,1Kg de Ecstasy (cerca de 75.800 (setenta e cinco mil e oitocentos comprimidos) e 56 aparelhos celulares Iphone7.  Em 2015 houve apenas uma apreensão de drogas no Aeroporto dos Guararapes-Gilberto Freyre com duas pessoas presas (2 mulheres) com 10,6Kg de cocaína.

Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget