Pernambuco atinge marca inédita de cinco mil homicídios.

  Pernambuco alcançou, na madrugada desta quarta-feira (29), a marca de cinco mil homicídios no ano. O quantitativo é o maior registrado no Estado desde que os crimes passaram a ser contabilizados no Sistema de Informação de Mortalidade do DataSUS, em 1979.

 Na contagem da Secretaria de Defesa Social (SDS), o ano mais violento da história, até agora, havia sido 2006, com 4.638 casos. Os dados oficiais da pasta indicam que, até outubro, foram contabilizadas 4.576 ocorrências.

A contagem de novembro só será consolidada no próximo dia 15, como ocorre todos os meses. Contudo, um levantamento paralelo feito pela imprensa junto aos postos do Instituto de Medicina Legal (IML), em Recife, Caruaru e Petrolina, indica que, até a madrugada desta quarta-feira, 426 assassinatos tinham sido contabilizados neste mês. Somando o número aos casos dos dez meses anteriores, o total do ano chega a 5.002.

 É provável que a marca tenha sido atingida antes, já que os dados do IML não incluem vítimas que saem feridas dos locais de crimes e morrem nos hospitais. Em fevereiro deste ano, a SDS deixou de divulgar, diariamente, as estatísticas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), o que era praticado desde a criação do Pacto pela Vida, em 2007.

 Considerando que o total mensal de homicídios tem ficado acima de 400 há quatro meses, o cálculo é que o ano termine com um número médio de 5,5 mil casos.

O levantamento considera dados do IML.
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget