Dia da Consciência Negra tem programação especial na BPE.

  Contação de histórias, oficina de expressão corporal, debate e músicas da cultura negra fazem parte da programação que a Biblioteca Pública do Estado (BPE) preparou para esta segunda (20) e terça-feira (21), em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Os estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano, unidade Aurora, participaram das atividades realizadas na tarde desta segunda.

 Beth Queiroz iniciou as atividades lendo contos que retratam sobre a história de Zumbi dos Palmares, um ícone da resistência negra contra a escravidão. Os estudantes ouviram atentos cada detalhe narrado pela estudante de pedagogia. “Trago para o público a negritude, a desigualdade de oportunidades, e retrato através de fatos e histórias. Acho muito importante debater a temática com os estudantes, já que a escola é um ambiente de formação”, comentou.

 Beatriz Queiroz, mais conhecida como Bia Sabiá, é filha de Beth e desde os três anos de idade já tomava conhecimento da origem da família à qual pertence. Há nove anos ela participa de um grupo de Capoeira, além de dançar no Afoxé Omo inã e no Maracatu Estrela Brilhante. “A referência social é muito importante, principalmente para uma criança. Quero que ela cresça empoderada para que um dia ela saiba lidar, caso ouça algo que a desagrade”, comentou Beth. Ingrid Carolayne, de 16 anos, adorou participar das atividades.

“A tarde foi bastante proveitosa, pois eu me interesso pela cultura afro. O tema foi passado de uma forma bem dinâmica e o debate ajudou a reconhecer algumas características da cultura que nós deixamos passar”, contou.

 A programação se estende até esta terça-feira (21), às 14h com o escritor Pessoa Afoxé. Na ocasião, ele irá apresentar livros coma temática da cultura Afro-brasileira num contexto histórico e irá mediar um debate com o público. A entrada é gratuita.

Programação trouxe contação de histórias, debate, música e oficina de expressão corporal.

Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget