GRE Mata Norte promove solenidade de premiação do Prêmio Calunga de Gênero.

   A solenidade de premiação do Prêmio Calunga de Gênero, realizado pela Gerência Regional de Educação (GRE) da Mata Norte, aconteceu nesta quinta-feira (19), no auditório da sede da GRE, situada em Nazaré da Mata. Participaram do evento professores, estudantes, a Secretaria da Mulher e a Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam). Os vencedores ganharam tablets e certificados da Secretaria Estadual de Educação (SEE).

 De acordo com a organização do prêmio, foram inscritos 200 trabalhos de 17 escolas ligadas à Regional, representando dez cidades. Desses, 24 vencedores, distribuídos em primeiro, segundo e terceiro lugar nas categorias Desenho, Vídeo, Redação e Relato de Experiência Pedagógica do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os candidatos trabalharam em materiais em cima de temas sugeridos pela GRE, como “Gênero e pessoas com deficiência”; “Gênero e meio ambiente”; “Gênero e questão étnico-racial”; e “Gênero e religiosidade”.

 “O prêmio foi muito bem acolhido pelas escolas e superou as nossas expectativas. A nossa inspiração para a construção desse trabalho é a proposta da discussão de gênero nas escolas, que é tão importante e tão atual no nosso cotidiano. Esperamos que com isso, a escola possa difundir na sua essência um pouco desse estudo”, declarou Ana Tereza, coordenadora geral de desenvolvimento da educação da GRE.

Além dos estudantes e professores, foram homenageados Dayvi Santos, técnica em Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Educação por idealizar o prêmio, e Jefferson Batista, ilustrador responsável pela arte das peças de divulgação. O estudante Danilo Pedro, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) João Cavalcanti Petribu, de Carpina, ficou com o primeiro lugar na categoria Desenho Ensino Médio.

Ele apostou no tema “Gênero e relações de poder” e desenhou três ícones importantes na militância feminista da história em posições de poder diante de uma grande multidão: Frida Khalo, Maria Quitéria e Marie Curie. “O prêmio vem contribuir para o que já é estudado e praticado na escola. Aprendi bastante sobre questões de gênero e a passar uma mensagem importante através dos meus desenhos. Estou muito feliz com tudo isso”, disse o estudante.

A solenidade reuniu professores, estudantes e entidades ligadas à temática.
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget