Ex-estudantes voltam à ETE Maria Eduarda Ramos de Barros para realizar palestra motivacional.

   Quando os jovens entram no Ensino Médio é normal que dúvidas sobre a profissão que irão seguir apareçam. Foi pensando em ajudar nesta escolha que o Grêmio Estudantil da Escola Técnica Estadual (ETE) Maria Eduarda Ramos de Barros, localizada em Carpina, convocou 54 ex-estudantes da unidade de ensino para realização de palestras motivacionais.

 No encontro, intitulado como “I Feira de Profissões”, foram apresentados 34 cursos nas áreas de tecnologia, biológicas, saúde, exatas e humanas. No primeiro momento, os ex-estudantes, que estão atuando no mercado de trabalho ou ainda nos cursos universitários, conversaram, por turma, apresentando dicas para ter bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

 Já no segundo momento, foram montadas pequenas arenas na quadra com as profissões, onde eram apresentados mercado de trabalho, desafios do curso e experiências no ramo. Estudante do 2º ano do curso de Administração e presidente do Grêmio, Laísa Souza Luna, 16 anos, estava indecisa em qual profissão seguir, mas, após a feira, conseguiu escolher por Ciências Sociais. "Essa ideia surgiu desde quando estávamos concorrendo ao Grêmio. Nossa proposta foi trazer os ex-alunos para a escola para que pudessem mostrar os cursos que estão fazendo e nos ajudar na escolha do curso que vamos fazer. Era objetivo também, tirar nossas dúvidas sobre SSA, ENEM”, conta.

 “Ter nossos ex-alunos aqui para falar sobre suas experiências, tanto na escola como no mundo universitário e mercado de trabalho, foi um momento muito importante e bonito. Eles falaram sobre sua vivência e isso entusiasmou nossos atuais estudantes, que puderam perceber o quanto são capazes e que as dificuldades fazem parte da conquista”, fala a professora de Língua Portuguesa, Maria José Barros. Para os ex-estudantes a feira é um momento de obter informações que ajuda na tomada de decisões. "Acho de suma importância esse contato entre ex-alunos e alunos da escola, e essa proximidade faz com que desperte o interesse daqueles que ainda estão cursando o Ensino Médio, pela gama de áreas e cursos que estão sendo expostos aqui hoje, como também conhecer melhor aquela que já tem em mente escolher.

Isto ajuda os alunos que ainda estão em dúvida”, fala ex-aluna Tâmara Carla, estudante de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “É muito gratificante para nós, ex-alunos, voltarmos aqui na escola e passar para eles o que estamos vivendo e dizer que realmente é como todo mundo já disse, todos os professores já disseram, nunca é tarde para acordar e ir atrás dos sonhos. É muito importante que venha alguém para dizer a eles: Tu vais conseguir! E poder dar essa força.", fala Vinícius Vasconcelos, estudante do curso de enfermagem.

O encontro a aconteceu na I Feira de Profissões realizada pela instituição.


Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget