Estudantes da Escola Professor Telésforo Siqueira apresentam seus TCFs.

  Estudantes do 9º ano Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Telésforo Siqueira, localizada em Ouricuri, Sertão do Estado, apresentaram seus Trabalhos de Conclusão do Fundamental (TCF). Os trabalhos foram examinados por uma banca avaliadora composta pelo gestor da escola, professores e representantes da Gerência Regional de Educação (GRE).

 Monitorados por professores, 126 estudantes apresentaram 14 trabalhos com temáticas relacionadas a temas próprios da sua comunidade como, Gravidez na Adolescência, Bioma Caatinga, Bulling, Racismo, Abuso Sexual, A Seca no Nordeste, DSTs, Violência Contra a Mulher, dentre outros. “Foi um momento gratificante para todos.

O envolvimento dos estudantes, a dedicação à leitura e à pesquisa, interpretação dos trabalhos... tudo isso nos surpreendeu. Eles conseguiram absorver todos os temas e a proposta pedagógica e, certamente, já estarão com uma bagagem rica de conhecimentos quando chegarem ao ensino médio”, declara Débora Coelho, gestora da Escola.

 A professora Fabiana Carvalho orientou o trabalho sobre Gravidez na Adolescência, realizado pelos estudantes do 9º ano A e B. Na ocasião, os estudantes realizaram pesquisas e entrevistas com o Projeto Mãe Coruja e com o Conselho tutelar e produziram dois livretos de história em quadrinhos que falam sobre as causas e as consequências da gravidez precoce. “Esse trabalho é muito relevante para a construção de uma base para o ensino médio.

 Os estudantes aprendem a realizar pesquisas de campo, regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, isso faz a diferença”, fala a professora. “O TCF é um ótimo trabalho, pois, além de nos informar, informamos os outros também. Escolhemos este tema por ser um problema da nossa realidade, onde várias jovens engravidam sem conhecer as consequências”, fala a estudante Maria Vitória Lima.

 O 9º ano C elaborou um jornal impresso falando sobre a história de Ouricuri, os estudantes falaram sobre a fundação da Cidade, a doação de uma faixa de terra para construção da Igreja, a morte do fundador de Ouricuri o Padre Francisco Pedro da Silva aos 90 anos, a queda da Igreja Matriz de São Sebastião e a chuva de granizo que surpreendeu os moradores. “Escolhemos fazer esta pesquisa com o objetivo de sensibilizar a comunidade ouricuriense a saber mais sobre a nossa cultura, nossa localização geográfica e principalmente nossa origem.

Quando íamos atrás de informações, ficávamos ainda mais curiosos para conhecer mais e mais da nossa história”, declara Maria Eugênia Alves, estudante do 9º C. Para falar sobre o bioma da Caatinga”, os estudantes do 9º ano A elaboraram um telejornal. Para a produção do trabalho, os estudantes realizaram uma vasta pesquisa sobre o tema com as ONGs da cidade e os projetos para a preservação do Bioma.

 “Tivemos a oportunidade de conhecer a tão famosa ONG Caatinga, alguns projetos e formas de preservação da nossa mata, entre outros fatores. Nós evoluímos muito, pois na turma havia alunos que não tinham o hábito de ler e, principalmente, muita vergonha de falar. Foi dado o máximo de cada aluno e, com isso, o projeto foi realizado com muito êxito”, diz o estudante Sharlane Dias Nunes.
O Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF) propõe iniciação científica aos estudantes do 9° ano.

Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget