Coleção Regionais é apresentada na Biblioteca Pública do Estado.

   Foi apresentada, na tarde desta quinta-feira (26), a coleção Regionais, formada por livros com leitura em braile sobre a diversidade cultural das cinco regiões do Brasil. Os livros são uma produção da Fundação Dorina Nowill para Cegos em parceria com instituições parceiras. O encontro foi realizado na Biblioteca Pública do Estado (BPE) e reuniu representantes da fundação, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e artistas como Geraldo Feitosa, Vitória Maria Marinho e Luiz Carlos.

 O objetivo da coleção é levar para os deficientes visuais, cegos ou com baixa visão, a cultura do nosso país de uma forma acessível a todos. Os livros serão apresentados em rodas de diálogos em 20 municípios do país pela Rede Nacional de Leitura Inclusiva, criada pela fundação em 2003. Para Angelita Garcia, da Fundação Dorina Norwill, os livros são prova dos bons resultados durante a pesquisa de campo na construção dos títulos.

“A leitura inclusiva é uma forma de fortalecimento das deficiências. Essa coleção vem reforçar que a nossa cultura deve ser acessível a todos, sem exceção”, comentou. Além da leitura em braile, os livros também possuem a fonte ampliada para facilitar a leitura por aqueles que têm baixa visão. São 63 mil livros acessíveis nos formatos braile, audiolivro, digital e em fonte ampliada.

A coleção aborda áreas como culinária, folclore, turismo, literatura e música das cinco regiões do Brasil, e vai beneficiar cerca de três mil bibliotecas, escolas e instituições que trabalham pela leitura inclusiva. José Marcos, chefe do setor de braile da BPE, comentou sobre a facilidade de leitura e temas trabalhados nas obras. “Essa coleção é inédita, trata de temas muito relevantes para um público que nem sempre tem acesso.

 Quem lê faz uma verdadeira viagem pelas regiões do Brasil, com uma leitura simples e direta”, contou.

Os livros falam sobre a diversidade cultural de cada uma das cinco regiões do país trazendo, inclusive, receitas de culinárias.
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget