Balanço do Pacto pela Vida é apresentado na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

   O programa Pacto pela Vida (PPV) foi tema de audiência pública promovida pela Comissão de Administração da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Na ocasião, o secretário estadual de Planejamento e Gestão e coordenador da iniciativa, Márcio Stefanni, apresentou o balanço das ações realizadas nos últimos dez anos.

 O debate foi aberto pelo autor do requerimento para a realização do encontro e líder da bancada de Oposição, deputado Sílvio Costa Filho (PRB), que destacou o crescimento do número de crimes violentos letais intencionais (CVLI) praticados no estado. De acordo com o parlamentar, Pernambuco registrou 4.145 homicídios entre janeiro e setembro de 2017, índice 31,5% maior que o verificado no mesmo período do ano passado.

“Hoje, a sociedade está com medo de sair às ruas. Para enfrentar esta crise na segurança, o debate sobre o pacto precisa ser feito de forma serena e responsável”, defendeu. Além disso, o deputado demonstrou preocupação com o fechamento de agências bancárias em municípios do Interior e com a baixa no efetivo das forças policiais em função de aposentadorias.

 Segundo Stefanni, serão investidos R$ 4,1 bilhões na área de segurança pública neste ano, o que representa 14,3% do orçamento. “Segurança não se faz apenas com polícia.

É uma orquestração de esforços nas áreas de saúde, cultura, assistência social, entre outras áreas”, pontuou, afirmou que o Pacto pela Vida destaca-se por atuar de modo integrado, com diferentes atores da sociedade.

 De acordo com o gestor, um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2016 apontou que Pernambuco foi o único Estado no Nordeste a diminuir a taxa de homicídios na década 2005/2015. Além disso, os resultados na área de educação, como a conquista da melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Médio do País, também foram apontados.

O levantamento foi esclarecido pelo coordenador do programa, Márcio Steffani.
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget