Raquel Lyra acompanha formação continuada para professores da rede municipal de ensino de Caruaru.

  A prefeita Raquel Lyra acompanhou de perto a formação continuada em Língua Portuguesa e Matemática, direcionada para todos os professores da rede municipal de ensino que lecionam do 1° ao 9°, na cidade e no campo. Na visita a Faculdade Maurício de Nassau, onde ocorreu à formação, que teve a culminância, nesta sexta-feira (22), Raquel conversou com os professores e destacou a importância da parceria com o Instituto de Qualidade no Ensino (IQE).

“Fizemos a avaliação da rede que teve a participação de cerca de 26 mil alunos e a partir dessa avaliação, nós identificamos as maiores deficiências dos estudantes e estamos buscando melhorar a metodologia, capacitando esses profissionais que trabalharão uma sequência didática, fazendo a observância e aplicação do que foi aprendido na durante o curso”, garantiu. O Secretário de Educação, Rubenildo Moura, afirmou que com a formação continuada é possível mudar o quadro de carência que a educação está vivendo.

“Aperfeiçoar a proficiência para que possamos ter uma influência no rebatimento da grande distorção de idade/série que é uma variável pesada na composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Então, vamos aprimorar os índices de aprovação, e assim, reduzirmos o indicador de reprovação e naturalmente a distorção”, argumentou. Para o professor de Matemática, Paulo Alves, a ferramenta não tem engessamento no processo educacional, ou seja, o professor pode seguir a sua estratégia, conforme o desenvolvimento na sala de aula, o que é bastante relevante.

“A implantação da didática do IQE é muito importante, pois a formação engrandece o trabalho de professor e facilita a comunicação dentro do ambiente escolar”, afirmou. Para a Especialista em Alfabetização, Simone Campelo, formadora do IQE, Caruaru é vitrine para todo o Brasil. “Normalmente os programas educacionais não abrangem a base que é a pré-escola. Caruaru vem com uma proposta inovadora e todas as capacitações realizadas pelo instituto são direcionadas aos professores do 1° ao 9°ano, isto é, construímos o aprendizado desde a alfabetização até a conclusão do Ensino Fundamental II”, pontuou.

 “A formação compõe as ações do ‘Projeto Juntos pela Educação’ que traz uma nova metodologia a ser trabalhada, com o objetivo de formar novas gerações numa cultura de paz e com capacidade de ter independência e autonomia”, completou a prefeita. A formação acontecerá uma vez por mês, durante três anos.
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget