Espaço Ciência e Observatório da Sé realizam atividades na Semana da Astronomia.

Oficinas, observação e experimentos serão realizadas de 11 a 15 deste mês.

 Para vivenciar a Semana de Astronomia, o Espaço Ciência e o Observatório da Sé estão promovendo uma série de atividades com lançamento de foguetes, oficinas e observação do Céu. As ações irão acontecer nos dois espaços e serão realizados entre os dias 11 e 15 de setembro. Este ano, o tema é “O Conhecimento dos povos antigos e indígenas”. A Semana da Astronomia é vivenciada em setembro para lembrar o mês de nascimento do alemão George Marcgrave, que fundou, no Recife, o primeiro observatório das américas, tornando Pernambuco uma referência histórica na astronomia.

“Observar o céu; orientar-se pela posição dos astros; marcar a passagem do tempo: dia e noite, meses, anos, estações sazonais... tudo isso é parte do conhecimento das mais diferentes civilizações. Precisamos resgatar essa nossa relação com o cosmos”, afirma o diretor do Espaço Ciência, Carlos Pavão. Várias oficinas serão realizadas e os visitantes vão poder saber mais sobre a teoria da Gravitação Universal; O conhecimento dos movimentos da lua e construção de espectroscópio caseiro. Também poderá ser feita a observação do sol, da lua, dos planetas e das constelações. No Espaço Ciência, os visitantes terão o espaço da “Astronomia Indígena”, onde vão poder construir um relógio solar usando apenas papelão, caneta e cola.

 Com o acessório é possível observar a posição da sombra projetada pelo sol e a partir dela descobrir a hora. Também será possível construir um observatório com pedrinhas e papelão para as estações sazonais e fenômenos como Solstícios e Equinócios. Já no planetário poderá ser observada a projeção de constelações indígenas e no Observatório isso poderá ser observado através de telescópio. O Espaço Ciência funciona de segunda a sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h; e sábados e domingos, das 13:30 às 17h. O Observatório da Sé está aberto de terça a domingo, de 16 às 20h. Entrada gratuita.
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget