Setor Psicossocial do Patronato Penitenciário é a porta para o regime aberto.

     Equipe formada por três psicólogas e quatro assistentes sociais acolhem os reeducandos que, por já terem cumprido o prazo mínimo legal da pena e por bom comportamento, deixam a unidade e progridem para o regime aberto ou livramento condicional De acordo com a Lei de Execução Penal, o reeducando pode progredir para o regime aberto ou para o livramento condicional se tiver cumprido o prazo mínimo legal da pena ou tiver bom comportamento. Atualmente, em Pernambuco, 9.174 reeducandos estão nessa condição.

   E para atendê-los a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através do Patronato Penitenciário, conta com serviços de atendimento, como o Setor Psicossocial, formado por três psicólogas e quatro assistentes sociais. A equipe tem como função oferecer apoio ao reeducando que está saindo da unidade, ajudando a aumentar a autoestima e sensibilizando-os sobre a importância do novo momento de retorno à sociedade.

 “O espaço é a porta de entrada para o regime aberto ou livramento condicional”, ressalta a coordenadora do setor, Ângela Barreto. “A maioria dos reeeducandos chega aqui com problemas de depressão e alcoolismo. Nós encaminhamos para tratamento de saúde e, além disso, oferecemos apoio jurídico e educacional, criando os laços com a rede de atendimento”, complementa Ângela. Cibele Martins de Souza, 35, passou quatro anos na unidade e do lado de fora se viu sem perspectiva e com a autoestima em baixa. “Fui acolhida mesmo, a psicóloga conversou comigo e me fez ver que o passado foi um alerta para que eu não repita meus erros.

 Estou me readaptando a sociedade e o serviço está me ajudando muito nesse momento”, ressalta. Cibele foi encaminhada para a realização de cursos de qualificação. Outro reeducando Ezequiel Januário de Lima, atendido no setor, precisava atualizar os documentos. “Fui atendido com muito respeito e dedicação e encaminhado para tirar Carteira de Identidade e Registro de Nascimento, agradeço”. O Setor Psicossocial fica no 6º andar do Patronato Penitenciário, rua Floriano Peixoto, 141. Bairro de São José.
Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget