No Dia do Soldado, uma justa homenagem ao dever cumprido

  “Sua retidão de conduta e inteireza moral servem como verdadeiros mandamentos para todos os soldados, homens e mulheres da Polícia Militar de Pernambuco, que diariamente deixam o seio familiar para enfrentar elementos nocivos que agem às margens da lei e põem em risco a paz social”. Esta frase, numa referência ao Duque de Caxias, retirada da Ordem do Dia do comandante geral da PMPE, Vanildo Maranhão, durante a solenidade em comemoração ao Dia do Soldado, nesta sexta-feira (25/08), no Quartel do Derby, resgata os exemplos de vida do Patrono do Exército Brasileiro e destaca seu legado, citado no documento como sinônimo de coragem, dedicação e patriotismo.

A solenidade, que também comemorou os 66 anos do Batalhão de Radiopatrulha, teve como marca maior o reconhecimento por essa rotina de heroísmo destacada pelo comandante no documento. Gratidão representada por medalhas entregues a diversos militares, desde a soldado Jacqueline Manuele Oliveira que, de folga, sozinha e desarmada, enfrentou ladrões que ameaçavam duas crianças, no Cordeiro, evitando que qualquer mal acontecesse aos garotos. Ou o cabo Antônio Alexandre Melo e Silva, que também fora de seu horário de trabalho, na PE-95, no sentido Riacho das Almas-Caruaru, atendeu o apelo de uma senhora que pedia por socorro, enfrentou dois bandidos, recuperou a motocicleta da vítima e ainda apreendeu as armas dos acusados.

Depois deles, vieram os policiais do BPRp que estão completando, este ano, dez, vinte e trinta anos de carreira, recebendo a Medalha do Serviço Policial nas categorias Bronze, Prata e Ouro, respectivamente. Na sequência, receberam o Distintivo de Comando de Organização Policial Militar os oficiais que foram comandantes de batalhões e companhias independentes por um ano ou mais, e ainda agraciados os destaques operacionais e administrativos do Batalhão aniversariante.

Por fim, o BPRp fez  uma justa homenagem a dois radiopatrulheiros da reserva, que contribuíram de forma significativa para escrever a história da unidade com ações heroicas, lutando pelo dever de bem servir: o coronel RRPM Sebastião Rocha Toscano de Brito, representado pelo coronel Jorge Luiz. Aos 98 anos, residente na cidade de São Joaquim do Monte, Toscano comandou o BPRp nos anos 50 do século passado. E o 3º sargento RRPM Hercílio Mamede dos Santos, que serviu na Radiopatrulha de 1962 até 1989, sempre com grande dedicação e visto com exemplo de disciplina e correção de atitudes.

Um desfile com representantes das unidades operativas da Região metropolitana, ao som da Banda de Música da Polícia Militar, encerrou com chave de ouro a programação.

Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget