Teatro ajuda estudantes a memorizar tabela periódica

Na ETE Governador Eduardo Campos é assim: encenando que se aprende

Na Escola Técnica Estadual (ETE) Governador Eduardo Campos, localizada em São Lourenço da Mata, os estudantes aprendem química de uma maneira inusitada: encenando. Na manhã desta quinta-feira (06), as turmas do segundo ano do ensino médio apresentaram peças de teatro baseadas na obra “O Reino Periódico”, do autor P.W. Atkins. A ideia deste projeto surgiu da professora de química, Janaína Silva, que percebeu a dificuldade dos estudantes em aprender e memorizar os elementos da tabela periódica.

A partir desta percepção, a professora orientou que as turmas dos segundos anos lessem o livro e elaborassem um roteiro para apresentarem a história, numa peça de teatro, para as turmas de primeiro ano. Dessa forma, os veteranos ajudariam os calouros e as duas turmas iriam aprender e fixar o conteúdo. “Eles aprendem de uma forma diferente, dinâmica e divertida. O projeto acabou envolvendo também os outros professores, que participam como jurados, avaliando as interpretações, além de incentivar a leitura”, comenta Janaína. “Além disso, melhorou o relacionamento entre as classes. Eles precisavam se unir para ensaiar e o projeto acabou trazendo este benefício também”, conclui.

Karen Letícia, de 16 anos, é do 2º ano do curso técnico de administração e acredita que o projeto cumpriu seu propósito. “Tem elementos que a gente não conhecia, e, a partir da leitura do livro fomos conhecendo e nos interessando pelo tema”, confessa a estudante. Já Lilian Maciel, de 15 anos, é do curso de redes e viu o projeto como forma de melhorar o aprendizado. “No começo foi difícil, precisávamos nos organizar e nem sempre o papel se encaixava com o perfil do estudante. Com os ensaios e encontros, conseguimos passar o conhecimento didático que fomos aprendendo e montando o roteiro”, comenta. “Para turma de exatas e saúde, acabou facilitando o preparo para o vestibular” brinca.



Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget