“POLÍCIA FEDERAL REALIZA A PRISÃO DE VENEZUELANO SUSPEITO DE TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS NO AEROPORTO DOS GUARARAPES.

  A Polícia Federal em Pernambuco prendeu em flagrante, no dia 25/07/2017 por volta das 23h, ANDRES LUIS BORJAS estrangeiro venezuelano, autônomo, solteiro, 28 anos, natural e residente em Caracas-Venezuela-(não possui antecedentes criminais). A prisão aconteceu durante fiscalização de rotina destinada a reprimir o tráfico internacional de entorpecentes no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre. Os federais desconfiaram do suspeito em virtude de estar se locomovendo com dificuldade e com semblante de quem não estava passando bem. Devido a tal comportamento ele foi convidado a participar de uma entrevista prévia na sala da Polícia Federal, onde foi percebido que ele começou a se contradizer em algumas das suas respostas com relação a sua viagem.

A ação teve seu desfecho final quando a equipe de policiais submeteu o passageiro ao aparelho bodyscan (que tem condição de detectar se suspeitos estão transportando cocaína em seu estômago) onde veio a constatação de que havia várias manchas no interior do seu corpo e por este motivo os federais resolveram levá-lo para uma Unidade de Pronto Atendimento-UPA localizada na Imbiribeira com o objetivo de receber atendimento médico. E ao chegar lá foi detectado através do aparelho de radiografia que ele estava transportando em seu estômago vários invólucros suspeitos de conter material entorpecente, motivo pelo qual foi imediatamente encaminhado para o Hospital da Restauração, a fim de que fossem tomadas todas as medidas cabíveis para que pudesse expelir o material que ele havia ingerido. O preso ficou custodiado no Hospital da Restauração por policiais federais até às 15h do dia 26/07/2017, onde expeliu 18 (dezoito) preservativos com cocaína líquida, a qual deverá totalizar um peso bruto aproximado de 900ml ou 900g, haja vista que cada preservativo possui em média 50ml da substância entorpecente. Também foram apreendidos 01 (um) aparelho celular, R$ 3.544,00 (três mil quinhentos e quarenta e quatro) reais, passaporte e Cartão de embarque!.

Após receber alta médica o venezuelano foi encaminhado para a Sede da Polícia Federal onde acabou sendo autuado pela prática do crime contido no artigo 33 e 40, inciso I da Lei nº 11.343/2006 (tráfico internacional de drogas) e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão. Depois do procedimento de Polícia Judiciária, o estrangeiro realizou Exame de Corpo de Delito no IML-Instituto de Medicina Legal, em seguida foi levado para o COTEL-Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, onde ficará à disposição da Justiça Federal/PE. Hoje dia 27/07/2017 – ele será encaminhado para a audiência de custódia e sendo confirmada sua prisão preventiva voltará de novo para o sistema penitenciário pernambucano.

Em seu interrogatório o suspeito disse que pegou a droga na Colômbia, trazendo na mala, mas só a ingeriu aqui em Recife, no hotel em que ficou hospedado, porém não deu detalhes sobre a pessoa que o aliciou para realizar o transporte para Lisboa-Portugal e nem a quem iria entregá-la quando lá chegasse. Pelo serviço de transporte ele receberia a quantia de 8 mil euros (cerca de R$ 30 mil reais). Por fim disse que era a primeira vez que realizava transporte ilícito de drogas

ESTATÍSTICAS DE APREENSÃO:

Esta é a 7ª apreensão de drogas neste ano de 2017 no Aeroporto dos Guararapes. Até agora foram realizadas 8(oito) prisões (quatro homens e quatro mulheres) e apreensão de 16,6Kg de cocaína, 43Kg de Skunk, 5,5Kg de Haxixe e 3Kg de metanfetamina.

Em 2016 foram realizadas 14 apreensões com 14 pessoas presas (9 homens e 5 mulheres) e apreensão de 26Kg de haxixe, 13.7Kg de cocaína, 6,1Kg de metanfetamina, 25,1Kg de Ecstasy (cerca de 75.800 (setenta e cinco mil e oitocentos comprimidos) e 56 aparelhos celulares Iphone7.  Em 2015 houve apenas uma apreensão de drogas no Aeroporto dos Guararapes-Gilberto Freyre com duas pessoas presas (2 mulheres) com 10,6Kg de cocaína.

Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget