Aplicativo criado por estudantes da Rede Estadual é campeão em feira de Ciências no Paraguai.

“Caça ao Aedes em Jardim Brasil” também foi o campeão do Ciência Jovem 2016
Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Desembargador Renato Fonseca, localizada em Olinda, criaram o aplicativo “Caça ao Aedes em Jardim Brasil”, no ano passado, com o objetivo de diminuir os focos do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica. O app foi vencedor do último Ciência Jovem e participou, neste ano, do “Teccien Schoenstat”, Feira Internacional de Ciências do Paraguai, em Assunção, na qual ganhou em primeiro lugar. Agora, os estudantes irão apresentar o app numa feira global de tecnologia que acontece no México, no início de 2018.

Jeovani Cipriano, 18 anos, é o idealizador do projeto e ficou bastante emocionado com o resultado da feira. “Tudo que a gente faz com amor é recompensado. Passamos três anos trabalhando neste aplicativo, ajudando a comunidade de Olinda e erradicando os focos de dengue. Foram seis meses estudando espanhol para apresentar este aplicativo no Paraguai”, comenta. Caça ao Aedes em Jardim Brasil foi o único projeto representando o nosso país na Feira Internacional de Ciências do Paraguai. Durante a feira, representantes do Ministério de Saúde do Paraguai ficaram impressionados com o aplicativo e demostraram interesse em replicar o projeto, com algumas adaptações, no país.
O aplicativo serve como ponto de denúncia para a comunidade, que relata locais de possíveis focos e contém informações sobre microcefalia, sintomas das doenças causadas pelo Aedes, além de dar dicas de prevenção. O app está disponível para usuários do sistema Android, através do Google Play Store. (link https://goo.gl/3rdVeE)
Todos os casos denunciados no aplicativo são supervisionados pelos estudantes e, sempre que possível, solucionados com mutirões de limpeza realizados por eles próprios. As informações obtidas pelos estudantes são encaminhadas para a Secretaria de Saúde do município.
“É de uma emoção sem tamanho ver o projeto que começou na nossa comunidade tomando proporção internacional. É em momentos como esse que podemos afirmar que o sucesso dos nossos estudantes depende, de fato, da educação”, comenta Jorgeci Cabral, que acompanha a equipe do aplicativo desde o começo do projeto.

Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget