Alunos do Recife se preparam para disputar mundial de robótica no Japão.

É na Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Gregório Bezerra, na Várzea, que oito alunos da rede municipal têm se reunido quase que diariamente em busca de um sonho: arrebatar a primeira colocação na Robocup 2017 – Campeonato Mundial de Robótica, que acontece em Nagoya, no Japão, entre 27 e 31 de julho. Nesta segunda (10), às 10h, o grupo recebe visita do secretário de educação do Recife, Alexandre Rebêlo, e do cônsul do Japão, Yasuhiro Mitsui, que vão conferir de perto a fase final dos treinamentos da equipe que vai representar o Brasil na categoria.

No total, os estudantes possuem idades entre 11 e 16 anos e vão embarcar na viagem internacional graças ao primeiro lugar obtido na Olimpíada Brasileira de Robótica de 2016. Para o desafio, o grupo tem enfrentado uma verdadeira maratona para encarar a modalidade Rescue Simulation, na qual o grupo constrói um pequeno veículo que vai circular em uma arena onde deverá seguir um percurso pré-estabelecido ao logo do qual terá que ultrapassar obstáculos e transpor rampas até o resgate.

Os encontros, que vem acontecendo desde abril sob a batuta direta do coordenador do Programa de Robótica na Escola, Cid Espíndola, acontecem de terça-feira a sexta-feira pela manhã e também nas segundas, quartas e sextas à noite. Durante o período, o grupo vem trabalhando arduamente no desenvolvimento do design do veículo e as estratégias para vencer a prova. “Estamos fazendo as programações e já traçamos dois planos possíveis para a disputa”, antecipa Espíndola.

Já as aulas das sextas pela manhã servem ao reforço do aprendizado de língua inglesa e os pais já foram orientados em relação ao que os estudantes podem ou não levar na bagagem. Os passaportes já estão em mãos, as licenças do Juizado de Menores já foram expedidas e os vistos ao Consulado Japonês já foram solicitados.

Rede municipal se destaca - Esta será a segunda vez que os alunos da rede municipal do Recife participam da Robocup. Ano passado, eles disputaram a competição, que foi realizada na Alemanha, e ficaram entre os dez melhores times do mundo. A equipe ficou em oitavo lugar, à frente de países como Canadá, Portugal, Itália, Áustria, Índia e Coréia do Sul. Outra experiência internacional de alunos da Prefeitura do Recife foi em 2014, quando dois estudantes representaram o Brasil na Olimpíada Mundial de Robótica (World Robot Olympiad - WRO), realizada na Rússia.

Implementado nas 309 escolas e creches municipais do Recife desde 2014, o Programa Robótica na Escola teve equipes campeãs brasileiras de robótica em 2015 e 2016, além de os estudantes da rede terem sido campeões estaduais em 2014 e 2016.

Serviço:

Estudantes do Recife se preparam para disputar mundial de robótica, em Nagoya

Secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, e Cônsul do Japão, Yasuhiro Mitsui, visitam faze final de treinamentos segunda (10 de julho), às 10h

Onde: Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Gregório Bezerra (Praça Pinto Damaso, 2005, mais conhecida como Praça da Várzea).




Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget