Promotoria de Transporte se reúne com municípios da RMR para acelerar composição de consórcio.

A Promotoria de Transportes da Capital realizou uma reunião com os representantes da área de 12 dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife, na sede das Promotorias de Justiça da Capital, no bairro de Santo Amaro. O tema do encontro foi sensibilizar os gestores a legalizarem os sistemas municipais e transporte público de modo a preparar o caminho para a efetivação do Grande Recife Consórcio de Transporte. Ao fim da reunião, foi criado um fórum, com a participação das cidades ainda em situação irregular, para avançar no tema.

O promotor Humberto Graça explicou aos representantes municipais que medidas devem ser tomadas para que o consórcio possa realmente atuar em sua plenitude. Para isso, todos os municípios devem ter seus sistemas operando legalmente, como Recife e Olinda, as únicas cidades que contam com a operação de transporte na forma da lei.

“As prefeituras devem fazer as licitações de seus sistemas, para que eles possam se integrar ao consórcio como linhas complementares, como é o caso de Recife e Olinda”, detalhou Graça, lembrando que o combate ao transporte clandestino é outra prioridade. “Não adianta Recife e Olinda resolverem seus problemas se os outros não resolverem. Temos que ver a Região Metropolitana como uma unidade.”

Humberto Graça chamou a atenção ainda para o aspecto de integração do consórcio. “Os custos caem bastante quando se trabalha como consórcio. Imaginem 14 municípios atuando isoladamente. Em um consórcio, eles são a parte contratante e devem dialogar para chegar a um meio termo”, complementou. “Estamos em uma nuvem onde não há fronteiras”, finalizou o promotor.

A audiência ocorreu no dia 5 de junho.


Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget