Estudantes da Escola de Referência Osa Santana participam de oficina de moldagem em argila.

Desde a última segunda-feira (05), estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Osa Santana de Carvalho, localizada em Petrolina, Sertão do Estado, participam de uma oficina de moldagem em argila, promovida pelo Centro Cultural Ana das Carrancas em parceria com a unidade de ensino. O objetivo da atividade é difundir a arte local, descobrir novos talentos e fomentar nos estudantes o empreendedorismo, já que o artesanato da região é valorizado e rentável.

A oficina está dividida em três etapas: a primeira, realizada no começo da semana, Ângela Lima, filha de Ana das Carrancas e secretária geral do Centro Cultural, e Rânilson Viana, artesão e ex-aluno de Ângela, orientaram os 40 estudantes selecionados para participar das aulas. Eles contaram sobre a arte de Ana das Carrancas e algumas técnicas de moldagem e criação de bustos. Na segunda etapa, que aconteceu nesta quinta-feira (08), os estudantes colocaram a mão na massa e criaram as peças inspiradas em Albert Einstein.

A terceira e última etapa, a ser realizada na próxima semana, é uma exposição das peças aberta à comunidade escolar e comunidade do entorno. “Nós abraçamos essa ideia porque sabemos que os alunos precisam de estímulos para se inserir na nossa cultura e para empreender. A escola se sente honrada em participar desse projeto que traz a história de uma grande mulher. Após a exposição, nós estamos planejando criar um memorial da escola, onde comportará todas as peças dos estudantes. Posteriormente, eles se tornarão multiplicadores para os outros alunos”, revelou Cleoneide Maria Alves, gestora da EREM.

Para a estudante Heloísa Rios, de 15 anos, a oficina veio para desmistificar muitas ideias sobre as esculturas em argila. Uma delas era a dificuldade na criação de bustos. “Eu sempre apreciei esse tipo de trabalho, mas nunca me imaginei fazendo porque sempre achei difícil. E com a oficina eu descobri que todos nós somos capazes de fazer arte. A gente teve a oportunidade de aprender com a filha de Ana das Carrancas, e está sendo muito mágico. Agora, que aprendi, não quero mais parar de mexer com a argila”, disse.


A atividade se encerra na próxima semana, com exposição das peças.



Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget