Creche Bem Me Quer recebe Jornada de Educação Alimentar e Nutricional.

O Centro Educacional Infantil Bem Me Quer, localizado na Ilha de Fernando de Noronha, está participando da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com todas as escolas do Brasil de educação infantil que são atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O objetivo da jornada é incentivar a prática das ações de educação alimentar na escola. Esse incentivo é realizado em seis etapas, cada uma com um tema diferente a ser trabalhado. São eles: Alimentação complementar e Prevenção da obesidade infantil; Alimentos regionais brasileiros; Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos; Horta escolar pedagógica; Agricultura familiar na escola e Atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer.

“Participar da Jornada é uma forma de consolidar o trabalho já realizado pelo Centro, é um momento de enriquecer nosso conhecimento, de poder entender melhor a questão da alimentação saudável. Isso é muito bom não só para nossas crianças, mas também para toda comunidade escolar”, declara Sheila Libânio, gestora da unidade.

No Centro Educacional Bem Me Quer, a nutricionista responsável por aplicar o projeto trabalha com contação de histórias e brincadeiras, como a do “espetinho saudável”, para falar sobre a importância das cores nos alimentos, e a do “semáforo saudável”, onde as crianças entendem o que é liberado para comer, o que deve comer com cautela e o que não pode comer.

Na ocasião, também são realizadas palestra com os pais e professores. “São temas muito significativos para serem trabalhados nas escolas de educação infantil. Participar dessa jornada é a possibilidade de promover hábitos saudáveis na alimentação das crianças e assim diminuir o índice de doenças e obesidade infantil”, fala Maria Aparecida de Araújo, nutricionista da SEE.

As escolas que estão participando da Jornada EAN terá disponível na plataforma online materiais orientadores como artigos, manuais, livros, vídeos e documentários para nortear os trabalhos que serão desenvolvidos em cada tema. Ao final de cada etapa, a escola envia uma foto comprovando o trabalho realizado e habilita na plataforma do e-FNDE o download de uma peça do selo de participação da jornada com a descrição do tema executado. Após a conclusão das seis etapas, o participante terá recebido as seis peças e completado o selo que poderá ser impresso e fixado na escola.

As escolas que completarem todas as etapas no prazo estipulado receberão menção honrosa nominal para a nutricionista, diretor da escola e coordenador da jornada, além de Kit com publicações sobre alimentação saudável; divulgação da ação em publicação do FNDE produzida em formato digital e a participação em uma mostra de educação alimentar e nutricional no Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição (CONBRAN), a ser realizado em Brasília, em 2018.

A atividade é uma iniciativa do FNDE para as escolas do ensino infantil de todo Brasil.





Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget