Catende recebe mutirão para emissão gratuita de documentos.

A ação foi destinada a moradores que foram atingidos com a última cheia.

Nesta quinta-feira (15), moradores da cidade de Catende, na Mata Sul do Estado, receberam
mais um motivo para recomeçar. O Governo do Estado, por meio daSecretaria de Defesa Social (SDS), com apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, iniciou um mutirão para emissão gratuita de carteiras de identidade, certidão de nascimento, casamento, óbito e CPF para a população que perdeu todos os seus pertences na última cheia que atingiu a região. A ação aconteceu na Escola Ginásio Municipal e segue até o dia 20 deste mês em outras cidades da Zona da Mata.

A dona de casa Maria José da Silva perdeu tudo na cheia e hoje vive temporariamente em um abrigo no ginásio esportivo da cidade. Para ela, que não tem dinheiro para tirar a segunda via dos documentos, o mutirão surgiu como uma oportunidade de recomeçar. “A gente perdeu roupas, móveis, tudo. Não sobrou nem um centavo. Já estávamos desesperados sem documentação. Quando soube que estavam fazendo de graça na nossa cidade, corri com minha filha e meus netos para a fila”, disse.

Já Leonardo Francisco dos Santos, de 27 anos, está desempregado e enxergou na emissão gratuita a oportunidade de arrumar um emprego. “A gente sem identidade não é nada. Já vivemos numa situação difícil, e sem nome não somos ninguém. Toda a minha família veio e estamos aliviados. Agora, tenho o documento de volta, posso me identificar e conseguir alguma coisa”, declarou.

O secretário estadual de Educação, Fred Amancio, que está na cidade desde a cheia representando o Governo do Estado no município, acompanhou toda a ação e viu de perto a emoção das famílias em resgatar algo tão valioso. “Durante todo o dia o mutirão recebeu muitas famílias e isso é muito importante, por que agora eles podem dar continuidade a vida. Muitos perderam tudo, e desde o começo de todo esse desastre nós estamos fazendo o possível para minimizar as perdas dessas pessoas por meio de diversas ações”, Acrescentou Amancio.

Confira o cronograma das próximas cidades a serem atendidas:

Dia 16/06 - Água Preta e Cortês
Dia 17/06 - Ribeirão e Rio formoso
Dia 19/06 - Jurema e São Benedito do Sul
Dia 20/06- Belém de Maria e Sirinhaém.






Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget