DETRAN-PE realiza reestruturação do acervo documental.

Desde o último dia 27 de março a Secretaria Estadual das Cidades (SECID), por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, num contrato com a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), tem investido na total transformação do acervo documental do Órgão, cujo quantitativo estimado é de 150 mil arquivos.

A CEPE será responsável por realizar a digitalização, gestão e guarda do material, sendo de 03 meses o prazo para conclusão dos trabalhos de migração. Os galpões da CEPE, para onde está sendo transportado o acervo, são equipados com sistemas de monitoramento especial anti­-incêndio, brigada de incêndio, controle de acesso, sala de consulta e vigilância 24 horas.

Uma vez digitalizados, os documentos farão parte de um sistema informatizado de localização, disponibilizado pela Companhia. Desta forma, os cidadãos, por meio dos entes da Administração Pública, terão acesso, de forma econômica e eficiente, ao acervo, evitando-se também perdas e extravio.

De acordo com o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, a medida contribui para trazer comodidade e agilidade aos processos de consulta, auditorias e fiscalizações. “Estamos cumprindo o que prevê a Lei Estadual 15.529/2015 e, desta forma, garantindo a preservação do valor histórico, probatório e informativo da documentação gerada pelo DETRAN-PE”, ressalta.

Já passaram por este processo os acervos documentais de órgãos como a Secretaria Estadual de Administração (SAD), a Secretaria de Educação e o Porto Digital. A maior parte do acervo, 70%, é constituída por documentação referentes ao Atendimento de Veículos. Os outros 30% são processos relativos ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH), ofícios e outros tipos de documentos.




Marcadores:
Reações:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget